Dança

A Dança possui seus próprios benefícios e mais ainda por estar aliada à cultura e principalmente por ser uma atividade versátil e abrangente, permitindo desse modo muitas abordagens no universo da linguagem. Através da dança, proporcionamos momentos agradáveis ao nosso público alvo, amenizando parte das mazelas sociais os quais estão inseridos.

Ballet

Acreditamos que essa modalidade da dança, faz parte da educação das crianças. O Ballet é uma disciplina que ensina o aluno o gosto e prazer pela arte, com movimentos graciosos e com muita leveza, o ballet trás a tona os sentimentos mais graciosos da mente. Atualmente temos uma turma com vinte e duas bailarinas acima de cinco anos, onde fazem apresentações em diversos eventos da nossa cidade e em cidades circunvizinhas. Nossas apresentações duram em torno de 20 minutos e sempre deixam a plateia encantada com seus movimentos.

Sapateado

O foco dessa dança é a arte de produzir música com movimentos. A principal ferramenta para ser um bom sapateador é sentir a música! Produzir sons enquanto se dança. Assim as crianças, adolescentes e jovens da Fundação Tuboarte proporcionam som, leveza e graciosidade a plateia, pois cada Espetáculo apresentado é uma experiência nova. Nossas apresentações são sempre vistas como mais um desafio para o grupo. É uma atividade predominantemente aeróbica, que trabalha como o sistema cardiovascular, promovendo melhor circulação sanguínea e oxigenação do corpo, agindo principalmente nos membros inferiores (pernas, coxas e pés), além de fortalecer o abdômen e músculos posturais, já que os movimentos são feitos de pé.

Comtemporânea

A dança contemporânea preserva o uso das pontas e gestuais. Nesse estilo de dança as coreografias diferem do método clássico por não mais haver uma história que siga uma sequência de fatos lógicos, mas sim aqueles passos tradicionais fortemente misturados com sentimento, é também uma forma de unir o dia-a-dia com o anonimato, com movimentos suáveis e precisos, que praticamente exalam emoções deixando seu público lisonjeado com tamanha beleza. Nossas apresentações são marcadas por sentimentos emitidos por movimentos realizados pelos dançarinos, sempre trazendo à tona todas as emoções de nossa mente. Tentamos fazer o parâmetro entre as condições de vida do nosso público alvo com a leveza de seus movimentos.

Regional

Regional Quadrilha Meu Bem Querer da Fundação Tuboarte, teve início no ano de 2006, diante de uma simples brincadeira de roda, tivemos a ideia de montar uma Quadrilha Junina apenas com o objetivo de brincarmos nas festividades da Noite de São João. Com uma indumentária improvisada, dançamos na festa junina dos funcionários da empresa Tuboarte. Gostamos e começamos a nos preparar para o ano seguinte, desta vez, procuramos trabalhar uma temática, como a questão da ÁGUA estava sendo muito comentada naquele ano (2007), então resolvemos enfatizar esse assunto. As músicas e coreografias foram voltas para o tema. Nesse mesmo ano, surgiu o Festival de Quadrilha do município. Na competição atingimos a maior pontuação. Fomos CAMPEÃO. Nos anos seguintes trabalhamos outros temas e continuamos participando do Festival municipal.